Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O investimento em reabilitação urbana no Norte de Portugal permitiu trazer mais dois prémios para a região. Os galardões da edição de 2017 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana foram entregues ao Centro Corporativo da Santa Casa da Misericórdia do Porto, distinguido como melhor intervenção de uso comercial & serviços, e ao empreendimento turístico Melgaço Alvarinho Houses pela melhor intervenção de uso turístico.

A recuperação do edifício para a instalação do Centro Corporativo da Santa Casa da Misericórdia do Porto, dos arquitetos Margarida Barbosa e Lara Martins (SCMP), com André Camelo e Miguel Ribeiro (CREA), marca a terceira mudança de sede da instituição em 517 anos de existência e representa uma mais-valia para a Santa Casa, mas também para a requalificação da cidade.

Já o empreendimento Melgaço Alvarinho Houses, dos Correia/Ragazzi Arquitectos, foi distinguido por representar a reabilitação de uma construção em ruínas que deu origem a uma unidade de agro-turismo com uma correta integração na paisagem, reforçando os característicos socalcos.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, lançado pela Vida Imobiliária e que conta com um júri independente, tem como objetivo reconhecer e estimular investimentos de agentes económicos, sociais e de autarquias que protagonizam intervenções de reabilitação urbana.

Voltar ao Topo da Página