Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O emprego na Região Norte subiu 1,7% no terceiro trimestre deste ano, face a período homólogo de 2013, representando o maior crescimento desde há seis anos. Uma informação avançada pela CCDR-N, no seu relatório trimestral Norte Conjuntura.

Trata-se do segundo crescimento mais elevado dos últimos doze anos, com um aumento de 1,7% (variação que representa mais cerca de 26 mil indivíduos empregados e que compara com um crescimento de 0,9% no trimestre anterior).

No mesmo documento, pode ler-se que as atividades administrativas e serviços de apoio e as indústrias transformadoras foram os dois setores que, em termos homólogos, mais contribuíram para o crescimento do emprego regional no terceiro trimestre. A taxa de desemprego regional desceu para 14,3% (contra 15,0% no trimestre anterior e 16,5% há um ano), ao mesmo tempo que cresceu a diferença entre as taxas de desemprego masculina (12,8%) e feminina (16,0%).

Quanto às exportações de mercadorias, o relatório refere que mantiveram uma dinâmica de crescimento bastante superior à média nacional, apesar de algum abrandamento, sendo que no terceiro trimestre cresceram, em termos homólogos, cerca de 6,4% em valor, impulsionadas sobretudo pelo vestuário, pelo setor automóvel, pelo mobiliário e pelo calçado.

Em destaque está também o setor do turismo no Norte, com as taxas de ocupação a situarem-se em níveis historicamente elevados e com os indicadores de atividade dos estabelecimentos hoteleiros a registar crescimentos importantes.

O relatório revela ainda que os rácios de crédito vencido das empresas e das famílias da região Norte continuaram a subir no terceiro trimestre de 2014, em simultâneo com novas reduções no financiamento bancário à economia regional. E apesar do financiamento dos bancos às empresas ter registado neste período uma variação homóloga de menos 5,7% na região, os níveis de incumprimento bancário [das empresas] aumentaram, voltando a atingir novos máximos: 13% na região Norte.

No que diz respeito ao nível salarial, a média mensal líquida dos trabalhadores por conta de outrem no Norte foi de 755 euros no terceiro trimestre, mais 2,4% face ao trimestre homólogo de 2013, em virtude do aumento de 1,5% no salário médio nominal, acrescido por uma inflação negativa (-0,9%) na média do terceiro trimestre.

Finalmente, o relatório indica ainda que, no final do trimestre em análise, a despesa pública validada relativa a operações do QREN na região Norte ascendia a 8.854 milhões de euros, ou seja, mais 19% do que no final do trimestre homólogo de 2013.

Voltar ao Topo da Página