Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Norte de Portugal está representado em 6 projetos candidatos ao prémio europeu Regiostars 2020, iniciativa lançada pela Comissão Europeia para distinguir projetos que tornam as regiões mais competitivas e que refletem a melhor aplicação dos fundos europeus. Os cinco finalistas por categoria, selecionados pelo júri da iniciativa, só serão conhecidos a 9 de julho, mas, nesta fase, já se conquista o voto do público no website https://regiostarsawards.eu/.

Na categoria “Industrial transition for a Smart Europe”, estão a concurso o projeto “Factory of the Future”, apoiado pelo Horizonte 2020 e implementado numa ampla parceria de instituições europeias com destaque para o INESC e o INEGI, bem como o projeto “S34Growth”, financiado pelo programa Interreg Europe e com parceiro a Agência Nacional de Inovação.

Na categoria “Circular economy for a green Europe”, concorrem os projetos “Fibrenamics Green”, implementado pelo Centro de Valorização de Resíduos da Universidade do Minho e apoiado pelo NORTE 2020, e “Recycle is Giving More”, liderado pela LIPOR e apoiado pelo POSEUR.

Já na categoria “Citizens engagement for cohesive European cities”, o Norte de Portugal está representado nos projetos “Alameda da Estação - Built Together”, submetido pelo Município da Trofa e apoiado pelo NORTE 2020, e “0063_COOP_ACT_ 1_P10”, acrónimo da Agenda de Cooperação Transfronteiriça - Amizade Cerveira Tomiño, apresentado pelo Município de Vila Nova de Cerveira e apoiado pelo INTERREG Portugal-Espanha.

Na edição de 2020, os Regiostars apresentam uma nova categoria para dar enfâse a iniciativas de cooperação entre jovens de diferentes regiões europeias. Na categoria “Youth empowerment for cooperation across borders”, as atenções recaem sobre os projetos “AYCH”, onde participa o Município de Santo Tirso com o apoio do Atlantic Area, e “Iacobus Program”, dinamizado pelo AECT Galiza-Norte de Portugal com o apoio do INTERREG Portugal-Espanha.

Voltar ao Topo da Página