A Comissão Europeia destacou no website da Plataforma para a Especialização Inteligente (S3 Plataform) – em http://s3platform.jrc.ec.europa.eu – a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3) adotada no Norte de Portugal.
A referência menciona a importância de se ter estabelecido um quadro metodológico triangular para a definição das prioridades de investimento em matéria de inovação regional no quadro 2014-2020. Nos vértices do triângulo estão os ativos e recursos da região, em especial os que não são facilmente imitados ou transferidos, a base empresarial que integra e confere foco aos recursos e ativos, produzindo bens e serviços transacionáveis inovadores, e os utilizadores avançados, incluindo empresas e outras instituições que produzem bens e serviços para satisfazer a procura.
Recorde-se que o conceito "especialização inteligente” foi introduzido pela estratégia "Europa 2020” e é um desafio lançado aos estados membros e às regiões europeias para definirem uma visão de médio e longo prazo que enquadre diferentes políticas e estratégias de inovação.
Consulte online
Últimas Notícias
-
Tempestade Martinho Agricultores da região Norte já podem declarar prejuízos causados...
-
-
Transporte Marítimo Sustentáve... Projeto SMARTDEC apoia novas ideias para a descarbonização do tra...
Agenda
-
Chaves recebe “Tertúlias de Café” sobre Território 27 março 2025
-
CCDR Norte e Turismo do Porto e Norte de Portugal lançam rotas “A... 26 março 2025 - 27 março 2025
-