Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O escritor galego Vicente Vásquez Vidal recebeu, hoje, em Santiago de Compostela, o galardão de vencedor da 9ª edição do Prémio Literário Nortear. O reconhecimento foi atribuído à obra “Profundo sem nome”, numa iniciativa conjunta da CCDR NORTE, do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT-GNP) e da Direção Geral de Cultura da Xunta de Galicia.

 

Com o principal objetivo de incentivar a criatividade dos jovens escritores do Norte de Portugal e da Galiza, o premiado, escritor e professor da Universidade de Lorraine (em França), demonstrou a sua satisfação por integrar a lista de vencedores do Prémio Nortear e agradeceu “pela oportunidade que supõe para o lançamento dos novos escritores da Eurorregião a publicação da obra em galego e português”. No momento da entrega do Prémio, o autor melidense recebeu em mãos os primeiros exemplares publicados em português e em galego, da sua obra.

 

O Prémio Nortear, 10 anos depois do seu lançamento, é uma iniciativa que já foi distinguida na categoria de “Melhor Projeto de Cooperação Transfronteiriça”, com o prémio europeu “Sail of Papenburg”, da Associação de Regiões Fronteiriças de Europa. Uma plataforma anual de lançamento e reconhecimento para os jovens escritores dos dois territórios, ao distinguir obras literárias originais e ao incentivar a criatividade literária entre os jovens residentes na Galiza e no Norte de Portugal.

 

A cerimónia, que decorreu durante a manhã, foi presidida pelo Vice-Presidente para a Cultura da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, pelo Diretor da AECT-GNP, Nuno Almeida, e pelo Diretor Geral de Cultura da Xunta de Galicia, Anxo Lorenzo.

 

Na sessão de hoje, Jorge Sobrado destacou que o “o prémio Nortear celebra o património linguístico galaico-português e promove novos começos dessas raízes comuns, na literatura irmanada do Norte e da Galiza”.

 

O Prémio Nortear é uma iniciativa cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça, e é cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).

Voltar ao Topo da Página