Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-NORTE participou esta segunda-feira no primeiro Fórum Regional dos Bairros Saudáveis. O evento realizou-se no Porto e foi dedicado aos 71 projetos do Norte, que visam a melhoria da qualidade de vida em bairros de territórios vulneráveis.


Numa intervenção feita durante a sessão de encerramento, a CCDR-NORTE classificou a iniciativa como inovadora e oportuna e saudou a forte adesão da Região Norte ao programa.


Com as 71 candidaturas aprovadas, o Norte captou cerca de 2.600.000€, distribuídos por 30 municípios, dos quais cerca de 60% correspondem a territórios de baixa densidade e do interior, em quase todas as CIM e AMP, com a exceção do Alto Minho. Os territórios identificados nas candidaturas submetidas que não foram abrangidos pelo financiamento dos Bairros Saudáveis poderão integrar outros potenciais projetos e/ou programas.


Reiterando que apoiou os trabalhos do programa em todas as fases, e deixando a certeza de que se mantém disponível para colaborar nas restantes tarefas até final, a CCDR-NORTE salientou o empenho e envolvimento das entidades promotoras e parceiras nos projetos.


Este foi o primeiro de cinco Fóruns Regionais dos Bairros Saudáveis em todo o país, com um total de 242 projetos, no sentido de partilhar experiências, apresentar os primeiros resultados e iniciar uma avaliação do programa à luz dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Voltar ao Topo da Página