A CCDR-NORTE participou esta segunda-feira no primeiro Fórum Regional dos Bairros Saudáveis. O evento realizou-se no Porto e foi dedicado aos 71 projetos do Norte, que visam a melhoria da qualidade de vida em bairros de territórios vulneráveis.
Numa intervenção feita durante a sessão de encerramento, a CCDR-NORTE classificou a iniciativa como inovadora e oportuna e saudou a forte adesão da Região Norte ao programa.
Com as 71 candidaturas aprovadas, o Norte captou cerca de 2.600.000€, distribuídos por 30 municípios, dos quais cerca de 60% correspondem a territórios de baixa densidade e do interior, em quase todas as CIM e AMP, com a exceção do Alto Minho. Os territórios identificados nas candidaturas submetidas que não foram abrangidos pelo financiamento dos Bairros Saudáveis poderão integrar outros potenciais projetos e/ou programas.
Reiterando que apoiou os trabalhos do programa em todas as fases, e deixando a certeza de que se mantém disponível para colaborar nas restantes tarefas até final, a CCDR-NORTE salientou o empenho e envolvimento das entidades promotoras e parceiras nos projetos.
Este foi o primeiro de cinco Fóruns Regionais dos Bairros Saudáveis em todo o país, com um total de 242 projetos, no sentido de partilhar experiências, apresentar os primeiros resultados e iniciar uma avaliação do programa à luz dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Artigos Relacionados
-
-
Instrumento participativo Programa “Bairros Saudáveis” lança consulta pública
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-