Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A experiência da gestão adaptativa do Alto Douro Vinhateiro foi levada às “Jornadas Internacionais sobre Paisagens Históricas da Vinha - Modelo de impulso e sustentabilidade”, que decorreram em Fermoselle [Zamora], de 26 a 28 de junho. A par do Alto Douro Vinhateiro, estiveram em destaque as paisagens vinícolas de Ribeira Sacra, Valdeorras, El Bierzo, Cebreros e Arribes, em Espanha e de Gaillac, em França.


“Partilhar, num evento internacional, a nossa experiência de gestão da paisagem é essencial para, por um lado, reforçar a consciência coletiva sobre o valor das paisagens culturais, evolutivas e vivas; e, por outro, estimular abordagens integradas de preservação, desenvolvimento e resiliência”, afirma a Chefe da Estrutura de Vila Real da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Helena Teles.


Com o objetivo de valorizar o potencial das paisagens históricas para o desenvolvimento territorial, as Jornadas reuniram mais de meia centena de especialistas do setor da viticultura, estudantes e representantes institucionais.


“Foi uma oportunidade para mostrar a forma como no Alto Douro Vinhateiro temos conseguido conciliar património, viticultura, história e sustentabilidade, mas também para aprender com outras realidades que enfrentam desafios semelhantes”, destacou.


O programa incluiu mais de duas dezenas de apresentações, visitas técnicas a zonas experimentais nas Arribas del Duero e a bodegas subterrâneas de Fermoselle, culminando num festival de vinhos em pleno castelo de Doña Urraca, onde não faltaram os néctares durienses.


A primeira edição das “Jornadas Internacionais sobre Paisagens Históricas da Vinha” foi organizada no âmbito do Ecospherewines, um projeto financiado pelo programa Interreg Sudoe e coordenado pela Fundación Juana de Vega.

Voltar ao Topo da Página