Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Licenciada em Economia, pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, em 2012, e mestre em Economia, pela Nova School of Business and Economics, em 2014, Ana Lemos Gomes é a nova Vice-Presidente para as áreas de gestão administrativa, recursos humanos, gestão financeira e apoio à administração local da CCDR-NORTE.


Com consolidada experiência no âmbito da gestão dos fundos europeus, ocupava, desde 2023, o cargo de Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2030 (Programa Inovação e Transição Digital). Entre 2021 e 2023 foi Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização). Anteriormente, foi Adjunta e Chefe do Gabinete em substituição nos Gabinetes do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio e do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, nos XXI e XXII Governos Constitucionais, tendo participado ativamente na negociação e operacionalização do Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 2030, assim como na preparação e coordenação das medidas económicas de resposta à pandemia da Covid-19.


Natural de Barcelos, Ana Lemos Gomes foi Assistente Convidada na Nova School of Business and Economics entre 2014 e 2018. Ao longo da sua carreira, foi também economista do Fundo Monetário Internacional (FMI) entre 2014 e 2015 e da Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública (IGCP, E.P.E.) em 2015.


Ana Gomes integra a Presidência da CCDR-NORTE no contexto da entrada em vigor dos novos estatutos das CCDR, IP, a de 1 de janeiro deste ano. Depois da entrada em funções de Jorge Sobrado, a 19 de fevereiro, está agora completa a nova Presidência da CCDR-NORTE que conta ainda com Célia Ramos e Beraldino Pinto, como Vice-Presidentes, e com António Cunha, Presidente da instituição.

Voltar ao Topo da Página