O Alto Douro Vinhateiro, uma das regiões vinícolas mais emblemáticas do mundo, esteve em destaque na 2.ª Conferência de Enoturismo em Champagne, que, recentemente, se realizou em Troyes. O evento, que integra as comemorações do 10.º aniversário da inscrição de Champagne como Património Mundial da UNESCO, reuniu especialistas do setor para discutir os impactos da classificação de Património Mundial e os desafios atuais e futuros desses sítios.
A comitiva da Estrutura Sub-Regional de Vila Real da CCDR NORTE, I.P. partilhou os benefícios e as transformações que a classificação da UNESCO trouxeram à região duriense.
“O nosso modelo de gestão tem pontos comuns com o de Champagne. Ficou claro que a classificação permitiu alavancar o turismo no nosso território, posicionando o enoturismo como um complemente importante à atividade vinícola e, promoveu o desenvolvimento e o fortalecimento de vários e distintos produtos regionais, tendo sido potenciada a criação de uma série de redes (museus, miradouros, percursos e rotas, entre outros) cujo funcionamento fomenta a coesão cultural duriense”, refere Helena Teles, responsável pelo Gabinete Técnico da Missão Douro.
Inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO desde 14 de dezembro de 2021, o Alto Douro Vinhateiro estende-se ao longo das encostas do rio, num total de 250 mil hectares, o que exige uma monitorização atenta para perceber, diagnosticar e atuar.
Durante a visita, que decorreu de 10 e 13 de março, a comitiva da Missão Douro da CCDR NORTE, I.P. oportunidade de visitar toda a região de Champagne, desde os pequenos vinicultores às extensas caves das famosas casas de Champagne, e conhecer de perto os processos de produção, engarrafamento e armazenamento do néctar extraído dos vinhedos de Champagne.
Volvida uma década da inscrição das Encostas, Casas e Caves de Champagne na lista do Património Mundial da UNESCO, a 2.ª Conferência de Enoturismo contou com a presença de dezenas de agentes do setor. A sua organização ficou a cargo da Missão “Coteaux, Maisons et Caves de Champagne”, da Agência Departamental do Turismo de l'Aube, das Agências de Desenvolvimento Turístico, dos Postos de Turismo, do Comité de Champagne, do Sindicato Geral dos Viticultores de Champagne e da União das Casas de Champagne.
Últimas Notícias
-
Concurso de Teses de Mestrado... CCDR NORTE desafia municípios da Região para projetos relacionado...
-
Especialização Inteligente do... Norte define prioridades para investimento em infraestruturas cie...
-
Centro de Competências do Nort... Primeiro Centro de Competências Regional nasce a Norte
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-