O Comité de Monitorização do URBACT III – programa europeu que financia a constituição de redes temáticas de cidades com soluções comuns para os desafios urbanos contemporâneos – deu luz verde a um novo conjunto de Redes de Planeamento e Ação, compostas por diferentes cidades europeias que se juntam em parceria para implementar iniciativas conjuntas de desenvolvimento urbano sustentável. Do total de 23 novas parcerias aprovadas, o Norte de Portugal participa em 10 com 7 cidades (Amarante, Braga, Bragança, Guimarães, Santa Maria da Feira, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão), a Área Metropolitana do Porto e a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Com esta aprovação, o Norte de Portugal participa ativamente e à escala europeia, em iniciativas que propõem soluções inovadoras relacionadas, por exemplo, com economia circular, democracia participativa, reabilitação urbana e mobilidade.
Recorde-se que o URBACT III é gerido em França pela Comissariat Général à L’Egalité des Territoires e tem como “Ponto URBACT Nacional" a Direção Geral do Território. A CCDR-N é o interlocutor regional para o Norte de Portugal.
Redes de Planeamento e Ação
Últimas Notícias
-
Concurso de Teses de Mestrado... CCDR NORTE desafia municípios da Região para projetos relacionado...
-
Especialização Inteligente do... Norte define prioridades para investimento em infraestruturas cie...
-
Centro de Competências do Nort... Primeiro Centro de Competências Regional nasce a Norte
Agenda Relacionada
-
Cidades da Região do Norte em destaque no URBACT Infoday 2019 13 fevereiro 2019 - 13 fevereiro 2019
-
Braga e Espinho participam no URBACT Infoday 2018 27 novembro 2018 - 27 novembro 2018