Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Elisa Ferreira, quadro da CCDR-N com vínculo à instituição desde 1979, foi escolhida para integrar o futuro colégio de comissários europeus com a pasta da Coesão e Reformas, ficando responsável pela definição dos fundos europeus, como o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e o Fundo de Coesão, e reformas estruturais. Ficará, igualmente, responsável pela gestão de um fundo que visa a transição energética.

Da sua colaboração com a CCDR-N, destaca-se a nomeação, em 1989, para o cargo de Vice-Presidente da CCDR-N e as funções que exerceu enquanto Presidente da Comissão Executiva da Operação Integrada de Desenvolvimento do Vale do Ave. A sua saída, em 1992, ficou marcada pelo convite para integrar a Presidência da Associação Industrial Portuense.

Em 1995 toma posse como Ministra do Ambiente, cargo que ocupa até 1999, quando toma posse como Ministra do Planeamento. Elisa Ferreira foi, ainda, Deputada ao Parlamento Europeu de 2004 a 2016 e nomeada Administradora do Banco de Portugal em junho de 2016.

Voltar ao Topo da Página