“Este acordo será um exemplo no futuro da região Norte”. A afirmação é de Emídio Gomes, presidente da CCDR-N, a propósito do consórcio U.Norte.pt, cujo acordo foi formalizado na passada sexta-feira, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro.
Vila Real foi o palco escolhido para a assinatura do protocolo de constituição do UNorte.pt que reuniu, entre várias personalidades, os reitores das três universidades envolvidas neste projeto, nomeadamente a Universidade do Minho, a Universidade do Porto e a Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.
Coordenado num primeiro momento pela Universidade do Porto, o consórcio UNorte.pt vai desde logo preparar um plano de investimentos - o PIC.UNorte - que visa o desenvolvimento regional nas vertentes da economia, da cultura e social. Devendo estar concluído até ao próximo mês de março, o plano será criado por uma equipa conjunta da CCDR-N e da Universidade do Porto.
A esse propósito, Emídio Gomes garante que a CCDR-N está “fortemente empenhada” neste acordo, e explica o motivo desse empenho: “o conhecimento como base de desenvolvimento futuro, apostas claras e temáticas, ganhos significativos na escala da investigação e mobilidade intrarregional”.
Já Pedro Passos Coelho aguarda que este consórcio “seja inspirador” para outras entidades do Ensino Superior. O primeiro-ministro garantiu aos reitores das três academias que o Governo “quer ser parceiro” nesta iniciativa, mas primeiro “quer conhecer as regras”. Ao mesmo tempo avisou que a colaboração do Governo será sempre feita “com uma grande ambição”, mas também com “grande sentido de realidade e pragmatismo”.
Últimas Notícias
-
-
Prémios Mais a Norte Júri dos “Prémios Mais a Norte” está constituído para decidir fi...
-
Dia 24 de Janeiro, a partir da... ALIGN ACT ACELERATE - Que impacto para o Norte na Europa?
Agenda Relacionada
-
Universidades assinam acordo do consórcio UNorte.pt 09 janeiro 2015 - 09 janeiro 2015
-
CCDR-N acolhe assinatura de memorando de entendimento entre unive... 04 abril 2014 - 04 abril 2014