A Região Norte e o Município de Vila Nova de Gaia acolheram esta quinta-feira a importante reunião da Comissão Luso-Espanhola de Cooperação Transfronteiriça, órgão consultivo dos Governos de Portugal e Espanha que reúne delegações das regiões transfronteiriças entre os dois países.
Este encontro serviu para a preparação dos documentos que serão, mais tarde, integrados nos trabalhos da Cimeira Ibérica, marcada para o mês de outubro no Alto Minho.
Entre outros temas, António Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, abordou a questão da ferrovia entre as Regiões e reiterou a expectativa de que os Governos de Portugal e Espanha “mantenham o compromisso” de consumar a linha ferroviária de alta velocidade Porto-Vigo nos prazos anunciados.
“Para a eurorregião não tenho problema em dizer que é o projeto de maior importância estrutural, quer pela ligação que faz, quer pelo ‘networking’ entre sistemas ao fazer ligação ao aeroporto”, disse.
O Presidente da CCDR-NORTE reforçou ainda a importância da defesa do trabalhador transfronteiriço, das parcerias culturais entre as Regiões, da aplicação estratégica dos novos fundos europeus para a cooperação territorial e do relançamento das relações cooperação com a Junta de Castilla y León.
Últimas Notícias
-
-
Capacitação Financeira CCDR-NORTE, I.P. promove sessão de formação sobre empreendedorism...
-
Agenda
-
-
Building Information Modelling (BIM) | 29 de setembro 29 setembro 2023
-
Prémio Vinha Douro | Candidaturas abertas até 15 de outubro 01 março 2023 - 15 outubro 2023