Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Região Norte e o Município de Vila Nova de Gaia acolheram esta quinta-feira a importante reunião da Comissão Luso-Espanhola de Cooperação Transfronteiriça, órgão consultivo dos Governos de Portugal e Espanha que reúne delegações das regiões transfronteiriças entre os dois países.


 
Este encontro serviu para a preparação dos documentos que serão, mais tarde, integrados nos trabalhos da Cimeira Ibérica, marcada para o mês de outubro no Alto Minho.


 
Entre outros temas, António Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, abordou a questão da ferrovia entre as Regiões e reiterou a expectativa de que os Governos de Portugal e Espanha “mantenham o compromisso” de consumar a linha ferroviária de alta velocidade Porto-Vigo nos prazos anunciados.


 
“Para a eurorregião não tenho problema em dizer que é o projeto de maior importância estrutural, quer pela ligação que faz, quer pelo ‘networking’ entre sistemas ao fazer ligação ao aeroporto”, disse.
 


O Presidente da CCDR-NORTE reforçou ainda a importância da defesa do trabalhador transfronteiriço, das parcerias culturais entre as Regiões, da aplicação estratégica dos novos fundos europeus para a cooperação territorial e do relançamento das relações cooperação com a Junta de Castilla y León.

 

Voltar ao Topo da Página