A estreia está marcada para o próximo dia 7 de novembro, sábado, às 21h30, no Teatro de Vila Real, levando ao grande ecrã uma narrativa que aborda temas universais como a memória, a infância, os laços familiares e a difícil aprendizagem de viver com a ausência.
Resultado de uma nova etapa de valorização das obras distinguidas pelo Prémio Literário NORTEAR, o filme demonstra como a literatura pode encontrar novas formas de expressão artística e alcançar públicos mais amplos. Partindo da história criada por Vicente Vásquez Vidal, a adaptação cinematográfica explora diferentes tempos e emoções, evidenciando o papel das recordações na construção da identidade e das relações humanas.
Esta produção reforça a vocação do NORTEAR enquanto instrumento de promoção da criação cultural e do diálogo entre a Galiza e o Norte de Portugal, valorizando o património literário e estimulando a cooperação artística entre os dois territórios.
O NORTEAR é desenvolvido conjuntamente pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE), pela Consellería de Cultura, Lingua e Xuventude da Xunta de Galicia e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal (AECT).
A iniciativa é cofinanciada pela União Europeia, através do Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP).
Ficha técnica
Filme: Pára de dar dinheiro aos aviões
Realização: Joana Ferrajão e Paulo Araújo
Inspirado no conto: Profundo sem Nome, de Vicente Vásquez Vidal
Data: 7 de novembro de 2026
Hora: 21h30
Local: Teatro de Vila Real
Últimas Notícias
-
Cooperação Transfronteiriça Norte de Portugal e Castilla y León defendem capítulos regionais... -
-
Cooperação Transfronteiriça Norte de Portugal e Castilla y León querem reforçar a cooperação...
Agenda
-
Amarante recebe a primeira edição do Amarante Jazz 29 outubro 2026 - 31 outubro 2026
-
SystemEU Summit reúne em Braga ecossistemas europeus de inovação 21 outubro 2026
-
Dia Internacional do Património Cultural Imaterial assinalado no... 16 outubro 2026 - 17 outubro 2026
