O Programa Regional NORTE2030 assegurou, em 2025, a plena concretização da meta de execução associada à Regra N+3, destacando-se, em termos comparativos, como o Programa Regional com o maior grau de superação desta relevante meta de gestão no quadro do Portugal 2030 (tendo garantido a certificação, junto da Comissão Europeia, de 122,2% da meta da regra N+3 para 2025).
Este resultado expressivo reflete um esforço coletivo e articulado, envolvendo a Autoridade de Gestão do NORTE2030, as Entidades Promotoras, os Organismos Intermédios, bem como uma colaboração institucional estreita com a Agência de Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e com a tutela governamental.
A superação da meta da Regra N+3 em 2025 reforça a solidez, a credibilidade e a capacidade de execução do NORTE2030, confirmando-o como um Programa de referência a nível nacional. Para 2026, ano que se antevê igualmente exigente, o Programa parte de uma posição favorável, com níveis de aprovação (cerca de 50%) e execução assinaláveis em termos comparativos nacionais, mantendo, no entanto, como prioridade dar sequência ao atual ritmo de execução e o cumprimento das metas definidas.
A boa performance de execução do NORTE2030 traduz-se em investimentos estruturantes com impacto direto na qualidade de vida, na competitividade regional e na sustentabilidade do território, evidenciando uma clara orientação para resultados concretos.
Assim e além da contratualização para a dinamização dos Planos de Ação Intermunicipais (à qual estão alocados mais de 40% da dotação do Programa) e ao investimento empresarial (mais de 15% da dotação do Programa), merecem destaque os investimentos integrados em Planos de Ação ou em Quadros de Investimentos Prioritários dos principais serviços coletivos de matriz regional nas redes regionais de ensino superior, investigação e desenvolvimento tecnológico, de hospitais, de conservação da natureza, do ciclo urbano da água e recursos hídricos, ou de cultura.
Estes investimentos demonstram uma execução focada não apenas na absorção financeira, mas sobretudo na produção de resultados mensuráveis, alinhados com as prioridades estratégicas do desenvolvimento económico, social e territorial da Região Norte.
O NORTE2030 reafirma, assim, o seu compromisso com uma gestão rigorosa, eficiente e orientada para resultados, ao serviço do desenvolvimento económico, social e territorial da Região Norte.
Últimas Notícias
-
O Natal é Mais a Norte Carta de Natal ao Norte -
-
Agenda
-
Ópera Amor de Perdição 13 março 2026 - 15 março 2026
-
24.º Aniversário do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial 14 dezembro 2025
-
Iniciativa Urbana Europeia | EUI Ações Inovadoras – Sessão nacion... 09 dezembro 2025
