O reforço do planeamento e desenvolvimento regional, da coordenação territorial, da gestão de programas territoriais e da cooperação territorial marca a nova distribuição de competências da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE), agora aprovada pelo seu Conselho Diretivo. Estas áreas estratégicas ficam sob responsabilidade direta do Presidente, Álvaro Santos, que assume igualmente a comunicação institucional e a representação da CCDR NORTE em instâncias nacionais e internacionais.
A Comissão aprovou a delegação de competências do Conselho Diretivo na sequência da recente nomeação dos seus membros, consolidando um modelo de governação mais ágil, eficiente e orientado para resultados.
“A clarificação e distribuição de competências agora aprovadas permitem reforçar a capacidade de decisão e a proximidade às diferentes áreas de intervenção, assegurando uma resposta mais rápida, eficaz e alinhada com as prioridades estratégicas para o desenvolvimento da Região Norte”, afirma o Presidente da CCDR NORTE, Álvaro Santos.
A Deliberação n.º 443/2026, publicada, hoje, em Diário da República, estabelece a distribuição de áreas funcionais e competências pelos membros do Conselho Diretivo, com faculdade de subdelegação, permitindo uma atuação mais próxima das diferentes áreas de intervenção da CCDR NORTE e uma maior capacidade de resposta na execução das políticas públicas regionais.
Aos Vice-Presidentes são atribuídas competências específicas por área funcional, assegurando uma governação especializada e articulada:
- Ricardo Bento assume as áreas do ordenamento do território, inovação, património imóvel, infraestruturas, gestão do Eco.AP e segurança informática, incluindo a coordenação de instrumentos como o PROT Norte e a participação em estruturas nacionais e internacionais relevantes;
- Pedro Machado, fica responsável pelas áreas de gestão administrativa e financeira, contratação pública, recursos humanos, formação, serviços jurídicos, apoio à administração local, fiscalização e transparência, proteção de dados e acesso à informação, incluindo competências alargadas na gestão orçamental, processos de recrutamento e regime disciplinar;
- Paulo Ramalho, mantém a coordenação da área da agricultura e pescas, incluindo investimento, desenvolvimento rural, licenciamento e controlo, bem como a articulação com programas e políticas nacionais e europeias neste domínio;
- Jorge Mendes, assume a área da saúde, assegurando a coordenação das competências setoriais da CCDR NORTE neste domínio;
- Gabriela Leite, fica responsável pela área do ambiente, incluindo matérias como a avaliação de impacto ambiental e a agenda regional para a economia circular;
- Rui Costa, assume a área da cultura, incluindo a gestão de programas de apoio ao setor cultural e a aplicação dos regimes de incentivo à comunicação social;
- Maria José Fernandes, coordena a área da educação, assegurando a articulação das políticas e instrumentos neste domínio.
Este modelo permite reforçar a responsabilização direta por áreas de atuação, garantindo maior eficiência na gestão dos serviços e na implementação de instrumentos estratégicos, incluindo programas financiados por fundos europeus e investimentos associados ao Plano de Recuperação e Resiliência.
Entre os aspetos relevantes, destaca-se ainda a atribuição de competências para a execução e acompanhamento de investimentos financiados por fundos europeus, a gestão de programas territoriais e setoriais, e a articulação com entidades nacionais e internacionais em áreas estratégicas para o desenvolvimento da Região Norte.
Com esta decisão, a CCDR NORTE consolida um modelo de governação mais eficiente, reforçando a sua capacidade de atuação nos domínios do desenvolvimento regional, ordenamento do território, ambiente, coesão territorial e apoio às comunidades e instituições da Região Norte.
Álvaro Santos tomou posse como Presidente da CCDR NORTE a 27 de fevereiro e presidiu à tomada de posse dos Vice-Presidentes a 3 de março.
Últimas Notícias
Agenda
-
Fórum Europeu de Resiliência Urbana 2026 realiza-se em Guimarães 17 junho 2026 - 19 junho 2026
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
VII Encontro Nacional do Turismo de Habitação 29 maio 2026
