Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O projeto AGEO – Plataforma Atlântica para a Gestão dos Riscos Geológicos, apoiado pelo Interreg Atlantic Area, venceu o Prémio REGIOSTARS 2025 na categoria “Uma Europa Verde” e o Prémio do Público. Este prémio, lançado pela Comissão Europeia, destaca os investimentos realizados com apoio dos fundos europeus.


O AGEO junta cientistas, comunidades locais e decisores políticos numa app que permite emitir alertas, receber informação sobre eventos e conteúdos educativos sobre riscos geológicos nas regiões atlânticas, protegendo os cidadãos europeus de cenários de risco como deslizamentos de terras, atividade sísmica, inundações e erosão costeira. O projeto incluiu, igualmente, a criação de cinco Observatórios piloto para os cidadãos, capacitando as comunidades locais a participar neste sistema de alerta precoce.


“Este reconhecimento marca a extraordinária contribuição do projeto para o desenvolvimento sustentável da Região Atlântica. Reflete a importância da cooperação transnacional como um dos principais instrumentos para manter as regiões europeias unidas, também na resposta a fenómenos naturais no âmbito da proteção civil”, afirmou António Cunha, Presidente da CCDR NORTE e Presidente da Autoridade de Gestão do Interreg Espaço Atlântico.


Coordenado pelo Instituto Superior Técnico, em Portugal, o AGEO envolve 13 parceiros de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido.


Destaque também para o projeto Cor(p)o Metropolitano – MATER 17 (Jornadas Metropolitanas do Património) da AMP – Área Metropolitana do Porto, financiado pelo NORTE 2020, que chegou à final dos Prémios REGIOSTARS 2025, entre os melhores projetos europeus na categoria “Uma Europa mais próxima dos cidadãos”. Um reconhecimento que comprova o poder transformador da arte feita em conjunto e da união pela cultura.


Voltar ao Topo da Página