Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Nos dias 7, 8 e 9 de abril, tiveram lugar as reuniões, em formato virtual, dos Grupos de Trabalho da Estratégia de Especialização Inteligente da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal (RIS3T). Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto IMPACT_RIS3T, aprovado pelo Programa de Cooperação Interreg V-A Espanha Portugal 2014-2020, o qual tem como objetivo a implementação da RIS3T. Para além da CCDR-N, a parceria do projeto envolve ainda a Agência Galega de Inovação (GAIN), que lidera o projeto, e a Agência Nacional de Inovação (ANI).

De acordo com o previsto no modelo de governação da RIS3T, os Grupos de Trabalho estão constituídos em torno das seis áreas estratégicas de cooperação definidas na estratégia de especialização inteligente transfronteiriça, designadamente: (i) energia da biomassa e do mar; (ii) indústrias agroalimentares e biotecnológicas; (iii) indústria 4.0; (iv) indústrias da mobilidade; (v) indústrias turísticas e criativas e (vi) vida saudável e envelhecimento ativo.

Estas reuniões tiveram como principal objetivo apresentar e debater os resultados dos inquéritos aos stakeholders das duas regiões tendo em vista apoiar a revisão das áreas estratégicas de cooperação e respetivas linhas de ação consideradas como prioritárias em matéria de intervenção das políticas públicas de apoio à I&D&i à escala da Eurorregião da Galiza e Norte de Portugal para o período 2021-2027. Nessas reuniões foram também apresentados os próximos eventos e atividades de dinamização da RIS3T. As reuniões contaram com a presença de cerca de 40 participantes em representação de entidades do ecossistema de inovação da Eurorregião, incluindo, clusters, centros tecnológicos, universidades, entidades associativas, empresas, administração pública, entre outras entidades.

Voltar ao Topo da Página