Investimento

Norte de Portugal com cidades em três Redes URBACT III

Redes de Planeamento e Ação

Na sequência do primeiro concurso para a criação de Redes de Planeamento e Ação no âmbito do Programa URBACT III, a Região do Norte passa a integrar três redes temáticas. Braga é parceira na Rede “BSInno: Social Innovation Ecosystems” e o Porto participa nas Redes “CSCD: smart city technologies” e “URBAN3S”.

No total, o Comité de Acompanhamento selecionou, de um conjunto de 99 propostas que abrangeram mais de 111 cidades europeias, 21 Redes de Planeamento e Ação. Estas deverão, ainda, passar pela designada “Fase 1: Consolidação”, que tem como principal objetivo permitir a cada rede, através da alocação de tempo e recursos financeiros, consolidar o dossiê de candidatura e aumentar o leque de cidades parceiras.

A expetativa é de, nos próximos seis meses, as cidades europeias, incluindo as do Norte de Portugal, com projetos nas áreas temáticas já selecionadas venham a manifestar interesse de integrar as redes já estabelecidas, entrando diretamente em contacto com o respetivo Coordenador Local designado pela Cidade Líder.