O Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG) é um evento anual organizado pela Direção-Geral do Território (DGT) com o objetivo de divulgar, debater e promover uma utilização cada vez mais generalizada da informação geográfica nacional. A edição de 2025 desta conferência será realizada em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e terá lugar no Teatro Cinema de Fafe, na tarde do dia 20 de novembro.
A sessão conta com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, e de vários representantes da CCDR NORTE, nomeadamente Célia Ramos, Vice-Presidente da CCDR NORTE, na sessão de abertura, e Alexandra Cabral e Rui Cavaco como oradores do painel intitulado “Estruturação da informação geográfica: o limbo da mesoescala”.
A DGT tem vindo a produzir informação geográfica do território de Portugal continental com características inovadoras e que apresenta um elevado e diversificado potencial de utilização. A cobertura LIDAR (Light Detection And Ranging), recentemente realizada e disponível para descarregamento a partir do Centro de Dados da DGT, e a Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS), nas suas variantes estrutural e conjuntural, assim como vários produtos derivados desta cartografia, como os Mapas Intra-Anuais do Estado da Vegetação (MIAEV) e as Cartas de Interfaces de Áreas Edificadas (CIAE), disponíveis através do visualizador viSMOS, constituem alguns dos exemplos da informação geográfica que esta entidade produz com o objetivo de dotar o País de instrumentos que contribuam para um planeamento, gestão e monitorização mais eficazes e baseados em evidências territoriais. No domínio da informação cadastral a DGT tem também vindo a inovar com a criação da carta cadastral digital, que integra e disponibiliza informação sobre os prédios em regime de cadastro predial e permite a sua atualização sistemática.
Considerando que a capacitação dos utilizadores é fundamental para uma utilização cada mais vez eficiente e adequada da informação geográfica existente, neste evento teremos também a apresentação do Centro de Competências Regional do Norte, o primeiro do país e criado no seio da CCDR NORTE, que desempenhará um papel determinante no reforço da utilização da informação geográfica através da formação e da cooperação com os agentes regionais.
Como a colaboração entre as diversas entidades da Administração Pública, através da partilha de conhecimentos técnicos, da promoção conjunta da informação geográfica nacional e na dinamização da utilização das novas tecnologias, é fundamental para assegurar a prestação de um serviço público de qualidade a todos os cidadãos, no ENIIG 2025 será igualmente apresentado um Protocolo de Cooperação celebrado entre a DGT e as cinco CCDR, que visa criar as condições para o desenvolvimento ou adaptação das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) das CCDR e a sua articulação com o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), constituindo-se como nós regionais desta infraestrutura.
Tal como as edições anteriores, o ENIIG 2025 pretende promover a partilha de conhecimento e o debate de ideias por parte de todos os que em Portugal, no âmbito das suas atividades profissionais, utilizam e gerem infraestruturas de informação geográfica.
A participação neste encontro é gratuita para todos os interessados, mas sujeita a uma inscrição prévia limitada à capacidade máxima da sala onde decorrerá o evento, a partir do seguinte link: https://eniig.dgterritorio.gov.pt/node/add/inscricao
Últimas Notícias
Agenda
-
Visita com Joel Cleto a São Gens 22 novembro 2025
-
Encontro Camiliano: Camilo e a (In)visibilidade – Medicina, Liter... 04 novembro 2025
-
“NORTE 2030 – Saúde Mais a Norte – Conferência de Balanço e Persp... 03 novembro 2025
