Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-NORTE organiza, em parceria com o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, a sessão regional de apresentação e debate do Plano Ferroviário Nacional (PFN), que terá lugar no dia 27 de Julho, pelas 14H30, no auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

A sessão é aberta e decorrerá em formato híbrido (presencial ou via ZOOM), e conta com a participação do Presidente da CCDR-NORTE, António M. Cunha, do Coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Ferroviário Nacional , Frederico Francisco, e de peritos universitários.

O PFN é o instrumento que irá definir a rede ferroviária que assegura as comunicações de interesse nacional e internacional em Portugal. Com este plano, pretende-se conferir estabilidade ao planeamento da rede ferroviária para um horizonte de médio e longo prazo.

A adoção de um Plano Ferroviário Nacional está prevista no programa do XXII Governo Constitucional, que também estabelece como objetivos levar a ferrovia a todas as capitais de distrito, reduzir o tempo de viagem entre Lisboa e Porto e promover melhores ligações da rede ferroviária às infraestruturas portuárias e aeroportuárias. Além desses, o PFN deverá assegurar uma cobertura adequada do território e a ligação dos centros urbanos mais relevantes, bem como as ligações transfronteiriças ibéricas e a integração na rede transeuropeia. Deverá ainda garantir a integração do modo ferroviário nas principais cadeias logísticas nacionais e internacionais.

Para participações presenciais, solicita-se a confirmação através do e-mail eventos@ccdr-n.pt, até 26 de julho (inscrições limitadas à lotação do espaço).

O acesso virtual é efetuado através da plataforma ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/82042008396 ID da reunião: 820 4200 8396


linha ferroviária
linha ferroviária

Voltar ao Topo da Página