A CCDR NORTE apresenta, esta quinta-feira, dia 10, pelas 15h00, a 2.ª edição do “Prémio Vinha Douro”, uma iniciativa que valoriza o trabalho dos viticultores e o seu compromisso com a preservação e a sustentabilidade da paisagem duriense. Com a presença do presidente da CCDR NORTE, António Cunha, o evento decorrerá na Quinta das Carvalhas, em Ervedosa do Douro, onde se localiza a vinha galardoada em 2023.
O “Prémio Vinha Douro” nasceu para promover e distinguir as boas práticas agrícolas e ambientais nas intervenções dos vinhedos, privilegiando o equilíbrio e a harmonia entre as soluções técnicas de inovação e de modernização dos sistemas de cultivo e as medidas de preservação e salvaguarda de materiais e práticas tradicionais.
Criado no âmbito do 20.º aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO, este galardão da CCDR NORTE, prevê a atribuição de distinções para parcelas integradas em explorações até ou acima de cinco hectares de área.
As vinhas da Cartola, na Quinta das Carvalhas, e da Boiça de Baixo, propriedade da ‘Feel & Soul - Douro Wine Tourism’, foram as explorações vencedoras da primeira edição deste galardão, tendo sido atribuídas menções honrosas às vinhas de Sobrais (Quinta da Gaivosa) e do Síbio (Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro).
Com uma periodicidade bienal, o “Prémio Vinha Douro” é uma iniciativa da CCDR NORTE, através da Missão Douro, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM), a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (ProDouro).
PROGRAMA:
15h00 | Acolhimento | Receção - Transporte dos convidados em Minibus para o local da sessão
15h30 | Apresentação da 2.ª edição do Prémio Vinha Douro
Intervenção Proprietário Quinta das Carvalhas, Pedro Silva Reis
Intervenção Vice-Presidente da CCDR NORTE, Célia Ramos
Intervenção Presidente da CCDR NORTE, António Cunha
16h45 | Colocação do Esteio do 1.º Prémio Vinha Douro
Últimas Notícias
-
Centro de Competências do Nort... Primeiro Centro de Competências Regional nasce a Norte
-
Conselho Regional do Norte Conselho Regional do Norte apela ao Governo para uma maior descen...
-
CCDR Norte, Turismo do Porto e... Rota do Românico ganha novo folego
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-