Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

A Região Norte passa a contar oficialmente, a partir da próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro, com um radar meteorológico. Localizado em Arouca, a inauguração do equipamento será testemunhada pelo Presidente da República e pela CCDR-N, e marca a entrada em funcionamento enquanto equipamento de vigilância e monitorização, mas também como estrutura de apoio ao turismo.

Trata-se do terceiro radar português. Instalado a 1.100 metros de altitude, na Serra da Freita, a torre, de 47 metros de altura, serve para recolher dados meteorológicos e integra um varandim que, a cerca de 40 metros do solo, funcionará como miradouro sobre o Geoparque de Arouca, resultante de um acordo entre a autarquia e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num investimento de 2.7 milhões de Euros, apoiado pelo ON.2 – “O Novo Norte” em 2.3 milhões, o Radar Meteorológico do Norte vai assegurar ao IPMA o acesso a dados que, atualmente, dependem das torres congéneres espanholas, instaladas em Santander, na Corunha e em Valladolid.

Voltar ao Topo da Página