Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N participa amanhã, em Milão, num encontro europeu sobre especialização inteligente, organizado pela região italiana de Lombardia. O encontro servirá para reunir um número alargado de decisores políticos e juntar 21 regiões europeias, de 12 países, no compromisso de reconhecerem na especialização inteligente o princípio orientador para as políticas de investigação e inovação, orientadas para a competitividade e o crescimento.

Com a participação da CCDR-N neste encontro, o Norte de Portugal é a única região portuguesa a subscrever a “Declaração de Milão”, na qual se assume o compromisso de criar redes inter-regionais vocacionadas para a promoção dos sistemas de inovação, facilitar o acesso destes projetos aos diferentes instrumentos de apoio comunitário e trabalhar na implementação das estratégias de especialização inteligente no sentido de um maior alinhamento das diferentes regiões.

Recorde-se que o conceito "especialização inteligente” foi introduzido pela estratégia "Europa 2020” e é um desafio lançado aos estados membros e às regiões europeias para definirem uma visão de médio e longo prazo que enquadre diferentes políticas e estratégias de inovação.

Voltar ao Topo da Página