Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

A sessão de abertura do programa ECOXXI 2015 acontece já no próximo dia 23 de fevereiro na Agência Portuguesa do Ambiente, na Amadora. Uma iniciativa da Associação da Bandeira Azul da Europa que procura reconhecer boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelos municípios.

Os municípios com interesse em participar no ECOXXI 2015 são convidados a estarem presentes nesta ação de formação que marca, simultaneamente, a abertura das candidaturas para 2015, prolongando-se até ao dia 30 de maio.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este programa pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave, nomeadamente, Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território. Uma avaliação a cargo de mais de 30 instituições que integram a Comissão Nacional, onde se integra a CCDR-N.

Em jeito de balanço do programa de 2014, é de salientar que concorreram e foram bem qualificados nove municípios da Região do Norte, representando quase 1/3 do universo de 33 municípios apurados na qualificação do programa. No total, no ano transato foram atribuídas 32 bandeiras verdes ECOXXI.

A participação na ação de formação ECOXXI 2015 é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 16 de fevereiro.

Voltar ao Topo da Página