A apresentação pública da candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da UNESCO será realizada no próximo dia 27 de junho, pelas 14h30, no Auditório dos Paços do Concelho de Valença.
A CCDR NORTE congratula-se com esta candidatura cujo reconhecimento internacional terá grande importância para a valorização e promoção do património histórico e arquitetónico da fortaleza de Valença, cuja edificação atual remonta ao século XVII, mas que é testemunha de ocupações humanas e das relações raianas deste a Idade do Ferro.
O evento contará com um debate centrado nas vantagens e desafios da classificação do conjunto das fortalezas abaluartadas de Valença, Almeida, Elvas e Marvão como Património Mundial.
Estas fortalezas da Raia constituem um notável conjunto de fortificações militares dos séculos XVII e XVIII, construídas para defesa da fronteira luso-espanhola. Estes monumentos são testemunhos vivos da engenharia militar da época e da história partilhada entre os dois países e formam atualmente uma rota turística, que visa promover e valorizar este património histórico e cultural.
Em representação da CCDR NORTE estará o Vice-Presidente, Jorge Sobrado, que abordará o papel dos poderes públicos na gestão e salvaguarda deste património, partindo do exemplo de colaboração técnica e institucional desenvolvido com o Município de Valença.
Últimas Notícias
Agenda
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
III Jornadas de Direito Administrativo 10 abril 2026 - 11 abril 2026
-
"Amor das Pedras" chega a Penafiel após o sucesso na Galiza 06 fevereiro 2026
