É já nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, que se realiza II Congresso Internacional da Rota do Românico, e que terá lugar no Auditório da Casa da Portela, em Amarante.
A relação entre a memória e o património será a tónica dominante desta segunda edição, marcada pela transversalidade de temáticas - Memória, identidade e património, a construção da memória histórica, a cristianização da memória, a criação de novas memórias, o valor da memória e do património.
Ao longo de dois dias, oradores, de âmbito nacional e internacional, contribuirão para uma alargada discussão e reflexão, de caráter multidisciplinar e inovador, orientada para a identificação de caminhos que conduzam a uma mais profícua utilização e valorização do património.
A inscrição no II Congresso Internacional da Rota do Românico poderá ser feita através de um formulário eletrónico, acessível em www.rotadoromanico.com.
É de salientar que durante a última década, a Rota do Românico, cofinanciada pelo "ON.2 - O Novo Norte", promoveu a recuperação e salvaguarda de vários monumentos, qualificou profissionalmente mais de duas centenas de técnicos e iniciou a divulgação e promoção do seu projeto de desenvolvimento regional assente na valorização do património. O empenho na criação da Rota foi já devidamente reconhecido e premiado, nomeadamente com o Prémio "Novo Norte 2010", promovido pela CCDR-N, na categoria “Norte Civitas.
Últimas Notícias
-
Concurso de Teses de Mestrado... CCDR NORTE desafia municípios da Região para projetos relacionado...
-
Especialização Inteligente do... Norte define prioridades para investimento em infraestruturas cie...
-
Centro de Competências do Nort... Primeiro Centro de Competências Regional nasce a Norte
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-