Agenda

Sexta, 4 outubro, 2019

CCDR-N leva parceiros europeus ao INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory

MONITORIS3 Interreg Europe ccdr-n ris3

A CCDR-N recebeu, nos passados dias 2 e 3 de outubro, representantes de seis regiões europeias no âmbito de uma reunião inter-regional do projeto MONITORIS3.

A primeira parte do evento foi dedicada à apresentação dos planos de ação preliminares, visando a melhoria de instrumentos de política pública desenvolvidos por cada parceiro, assim como das boas práticas identificadas ao longo da primeira fase do projeto. Na segunda parte do evento apresentaram-se alguns estudos de caso relativos à monitorização e avaliação das RIS3 em Portugal, como o caso do NORTE 2020, referente à inserção de recursos humanos altamente qualificados.

No contexto deste encontro, os parceiros visitaram ainda o INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, localizado na cidade de Braga. Este laboratório, resultante de um acordo de cooperação entre Portugal e Espanha, visa a investigação interdisciplinar no âmbito da nanotecnologia em benefício da sociedade, em áreas como a Saúde, a Alimentação e Ambiente, Tecnologias de Informação e Comunicação e Energias Renováveis.

O MONITORIS3 tem como objetivo principal a troca de experiências ao nível de mecanismos de monitorização e metodologias de desenvolvimento de políticas no âmbito da implementação das estratégias regionais de especialização inteligente (RIS3). A parceria que sustenta este projeto é liderada pela Agência Galega de Inovação (Espanha) e envolve as seguintes entidades parceiras: Development Agency of the West Region Romania (Roménia), Regional Development Agency, Dubrovnik and Neretva Region (Croácia), Veneto Region (Itália), Nordland County Council (Noruega), CCDR-N (Portugal) e ANI (Portugal).