Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Vice-Presidente da CCDR NORTE, Paulo Ramalho, participou na sessão de abertura do evento “Judia com Futuro”, que teve lugar em Valpaços, no passado dia 19 de setembro. A iniciativa, promovida pela Agrifuturo, reuniu produtores, técnicos, investigadores e outros agentes do setor para debater os desafios e as oportunidades da fileira da castanha, com especial enfoque na valorização da variedade Judia.


Na sua intervenção, Paulo Ramalho sublinhou o crescimento significativo da área de produção de castanha em Portugal, que registou um aumento de cerca de 53% entre 2009 e 2019, sendo que a Região Norte representa aproximadamente 85% da área total plantada no país.


O Vice-Presidente da CCDR NORTE referiu que Valpaços possui cerca de 6.700 hectares de castanheiros integrados na Denominação de Origem Protegida (DOP) “Padrela”, da qual a variedade Judia é uma das principais. As novas plantações têm vindo a crescer de forma expressiva, com cerca de 2.000 hectares adicionais nos últimos anos.


Durante a sua intervenção, Paulo Ramalho reforçou também a importância da agricultura em Trás-os-Montes, quer pelo seu contributo económico, quer do ponto de vista de coesão territorial, com especial enfoque na produção da castanha, um dos produtos endógenos de maior valor da região.


O Vice-Presidente da CCDR NORTE apelou ainda ao reforço da ligação entre os produtores e a comunidade académica e científica, com vista à melhoria da eficiência dos processos produtivos e ao aumento da resiliência face a pragas, doenças e alterações climáticas. Por fim, alertou para a subutilização das DOPs na valorização da castanha, sublinhando que os consumidores valorizam cada vez mais a certificação e a origem dos produtos agrícolas.

Voltar ao Topo da Página