Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR NORTE participa, nos dias 21 e 22 de outubro, nas Jornadas “Cooperação Territorial, Inovação e Estratégias de Especialização Inteligente (RIS3)”, que decorrem na Universidade de Salamanca, promovidas pela Fundação Rei Afonso Henriques (FRAH).


O evento reúne representantes institucionais, académicos e peritos de Portugal e Espanha para debater o papel da inovação e da especialização inteligente na cooperação territorial europeia.


Na sessão de abertura, o Vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, sublinhou a relevância desta RIS3 transfronteiriça como “um salto qualitativo no horizonte da cooperação entre as nossas regiões”, defendendo que esta “não deve limitar-se ao cumprimento de uma exigência regulamentar europeia, mas sim afirmar-se como um verdadeiro projeto de políticas públicas de coesão e de futuro”.


“Mais do que um iberismo romântico, precisamos de um iberismo realista de cooperação — uma utopia pragmática entre o Norte e Castilla y León, construída com realizações concretas e políticas públicas conjuntas”, afirmou Jorge Sobrado.


O Vice-Presidente recordou ainda “a Declaração do Porto”, aprovada no Plenário da Comunidade de Trabalho NORCYL em julho passado, que representa uma posição política conjunta das Regiões do Norte e de Castilla y León. Esta declaração “reafirma a centralidade da Política de Coesão e o papel das regiões no próximo Quadro Financeiro Plurianual pós-2030, destacando a importância das estratégias de especialização inteligente transfronteiriça como instrumentos decisivos para o desenvolvimento, a integração europeia e a competitividade territorial”.


Na sessão dedicada à apresentação das estratégias regionais RIS3 2021–2027, Paulo Santos, Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico e Desenvolvimento Regional da CCDR NORTE, apresentou as principais prioridades da RIS3-T NORCYL, com destaque para os domínios da fabricação avançada, sistemas agroalimentares e bioeconomia, energias renováveis, saúde, tecnologias digitais, turismo e património.


Para hoje, estão previstos grupos de trabalho temáticos sobre áreas prioritárias da especialização inteligente, que permitirão aprofundar a partilha de experiências e identificar oportunidades de inovação conjunta entre as regiões participantes.


As Jornadas RIS3 contam também com a participação da Região Centro de Portugal, da Junta de Castilla y León, de representantes da Comissão Europeia, da Agência Nacional de Inovação e da Universidade de Salamanca, entre outras entidades.

Voltar ao Topo da Página