No âmbito do ciclo de visitas de trabalho às Entidades Intermunicipais da Região Norte, a CCDR NORTE promoveu, esta quarta-feira, uma reunião de trabalho com a Área Metropolitana do Porto (AMP), dedicada à avaliação do estado de execução dos investimentos em curso com financiamento comunitário, em particular no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do programa regional NORTE 2030.
O Presidente da CCDR NORTE, António Cunha, destacou a importância estratégica dos investimentos em inovação, habitação e mobilidade sustentável para o futuro da AMP e para o desenvolvimento integrado da Região Norte.
No contexto do PRR, encontram-se aprovados 36.448 projetos, correspondendo a um investimento global de 3.207,6 milhões de euros. As principais áreas de intervenção do PRR na região são a Inovação com 131 projetos aprovados, envolvendo 1.038,8 milhões de euros de investimento; a Habitação com 269 projetos aprovados e um investimento de 450,6 milhões de euros e a Mobilidade sustentável com 3 projetos aprovados e um investimento de 426,4 milhões de euros.
Durante a reunião, António Cunha destacou o projeto do metrobus de Matosinhos como um exemplo estruturante na área da mobilidade.
“Está aprovado e adjudicado pela Câmara Municipal de Matosinhos e é, para nós, um projeto muito importante, com um orçamento superior a 20 milhões de euros”, afirmou o responsável.
O futuro BRT – Bus Rapid Transit assegurará uma segunda ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, reforçando a oferta de transporte numa área densamente povoada e ainda não servida pela rede de metro. O projeto, com 10 quilómetros e 11 estações, é financiado pelo Fundo para a Transição Justa, criado na sequência do encerramento da refinaria da Galp em Leça da Palmeira, no âmbito do programa NORTE 2030.
Também no quadro do NORTE 2030, António Cunha destacou dois investimentos relevantes na área ambiental: a requalificação das ETAR de Ermesinde e Alfena, em Valongo, com um investimento de 17,7 milhões de euros e a intervenção na ETAR de Ossela, em Oliveira de Azeméis, orçada em 7 milhões de euros.
“Estes são exemplos de investimentos muito significativos em matéria ambiental, especialmente em zonas com elevada densidade populacional”, sublinhou o responsável.
No âmbito do programa NORTE 2030, já foram aprovadas 469 operações, totalizando um investimento de 432 milhões de euros, com 246 milhões de euros de financiamento comunitário.
Últimas Notícias
-
Linha de Alta Velocidade de Tr... Assinado acordo para estudos de viabilidade da Linha de Alta Velo...
-
-
Agenda
-
-
Visita à Casa e Quinta de S. Gens com Joel Cleto 26 julho 2025
-
Formações CCR NORTE - Centro de Competências Regional 17 julho 2025 - 24 julho 2025