Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR NORTE distinguiu, ontem, os projetos mais inovadores, sustentáveis e inclusivos da região Norte, numa cerimónia que decorreu na Colunata de Eventos do Bom Jesus, em Braga.


Construção de edifícios sustentáveis, projeção da cultura lusófona além-fronteiras, inclusão através da arte, ciência e tecnologia ao serviço da saúde ou despoluição de rios - muitos foram os exemplos do que de melhor se faz no Norte, projetos que transformam comunidades, criam valor e inspiram o futuro.


Ao todo, foram 17 distinções, entre 31 finalistas selecionados de um universo de mais de 230 candidaturas – um envolvimento marcante testemunhado por uma sala cheia de representantes de entidades públicas, privadas e do setor associativo, numa cerimónia apadrinhada pelo Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que teve como anfitrião o Presidente da CCDR NORTE, António Cunha.


A grande vencedora da noite foi a empresa Casais – Engenharia e Construção, S.A., distinguida com o “Prémio Mais a Norte” pelo projeto “Construção Industrializada: The First Guimarães”, um marco de inovação tecnológica e sustentabilidade. Este edifício, o primeiro da Península Ibérica com construção industrializada híbrida (betão e madeira), representa um exemplo notável de alinhamento com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance) e com a Estratégia NORTE 2030, promovendo um futuro mais verde, inclusivo e inovador.


O Prémio do Público foi atribuído ao Município de Penafiel, com o projeto “Internacionalização do Festival Literário Escritaria”, na categoria Norte+Criativo. Este festival, único em Portugal, homenageia anualmente escritores de língua portuguesa vivos e tem vindo a afirmar-se como um evento de referência cultural, com impacto nacional e internacional.


Para António Cunha, Presidente da CCDR NORTE, esta iniciativa “celebra o talento e a criatividade da região, mas também um projeto maior – o projeto político europeu e a sua política de coesão”, deixando também uma nota que reforça a visão estratégica e o otimismo quanto ao futuro da região: “Acreditamos numa economia diversificada, baseada em produtos e serviços competitivos pela excelência e pela diferenciação. O Norte não espera pelo futuro. O Norte constrói-o.”


O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, destacou, na ocasião, a importância do evento como um exercício de transparência na aplicação dos fundos europeus e uma montra de boas práticas que impulsionam a região: “Cada projeto bem comunicado é uma semente que pode germinar noutro território. A conjuntura é difícil, mas o Norte está vivo, está forte e preparado para os desafios.”


A CCDR NORTE felicita todos os premiados, finalistas e participantes pelo seu contributo para um Norte mais forte, coeso e inovador. Esta celebração é também um reconhecimento do papel transformador dos fundos europeus na construção de uma região mais competitiva, sustentável e inclusiva.


Projetos Vencedores por Categoria:

 

NORTE + INOVADOR

• DeepFastCoV – i3S, Universidade do Porto

• LEIMSA – Simoldes Plásticos, S.A.


NORTE + CRIATIVO

• Internacionalização do Festival Literário Escritaria – Município de Penafiel

• Experiências de Imersão Cultural – a Metodologia – Instituto de Imersão Cultural STAY TO TALK


NORTE + SUSTENTÁVEL

• Valornature – PIEP

• Construção Industrializada: The First Guimarães – Casais, S.A.


NORTE + INCLUSIVO

• Janelas para o Mundo – Fundação de Serralves

• Mob2is – Verde & Silva, Lda.


NORTE CIVITAS

• Projeto Pioneiro à Escala do Recurso Natural – Associação de Municípios Corredor do Rio Leça

• Introdução da IA no Atendimento ao Munícipe – WireMaze, S.A.


NORTE RURIS

• NUTRIR TERRITÓRIO – Instituto Politécnico de Viana do Castelo


Menções Honrosas:

• AQUAVALOR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água

• Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves

• Na Lomba, há uma ilha a (re)transformar-se em lar para sempre – Porto Vivo SRU

• Bio-Região CIMAT – Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso


Voltar ao Topo da Página