Cooperação

Candidaturas ao Prémio Literário Nortear ultrapassam expectativas

60 Obras a concurso

Após a abertura do concurso, em junho passado, foram apresentadas 60 candidaturas ao Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores, lançado pela Junta da Galiza e pela Direção Regional de Cultura do Norte.

Um número que ultrapassou todas as expectativas, estando o anúncio do vencedor agendado ainda para este ano, em sessão a realizar no Norte de Portugal, e que pretende distinguir a obra literária mais original, assinadas por jovens residentes na Euro-Região.

Promover o aparecimento de novos escritores, incentivar a criatividade literária entre os jovens residentes na Euro-Região Galiza-Norte de Portugal e promover a circulação e distribuição de obras literárias além-fronteiras, apresentam-se como os principais objetivos deste prémio.

Com um valor monetário de dois mil euros, o Nortear é uma das iniciativas previstas no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado, no início do ano, entre a Consellería de Cultura, Educación Y Ordenación Universitaria (Espanha), a Direção Regional de Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT).