Missão Douro

Jovens do Alto Douro Vinhateiro são destaque no Dia do Património Mundial

14 dezembro

A CCDR-N, em parceria com o Município de Santa Marta de Penaguião, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, assinala a 14 de dezembro, no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, os 17 anos da Classificação do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial. Na sessão evocativa será apresentado o balanço da iniciativa SOMOS DOURO e as conclusões de uma sondagem realizada a jovens da região sobre quais são as suas expetativas.

A sondagem, realizada pela empresa DOMP - Desenvolvimento Organizacional, Marketing e Publicidade, SA, teve em conta os cerca de 42 mil jovens que existem nos 19 concelhos da região, com idades entre os 15 e os 34 anos, e envolveu uma amostra de 381 pessoas para uma reflexão sobre o que motiva este grupo a permanecer no Douro ou a fixar-se noutro destino. Na cerimónia, os resultados serão comentados por jovens que participaram no Fórum SOMOS DOURO, que juntou a 2 de junho jovens e empreendedores numa ação de “team building”.

O Fórum inseriu-se num programa cultural mais amplo de conversas, roteiros, oficinas e espetáculos, apoiado pelo NORTE 2020, no contexto do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Comissariado por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, o programa cultural percorreu de 1 a 17 de junho todo o território que compõe a NUT III Douro.

A participação na sessão evocativa dos 17 anos do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial está sujeita a inscrição pelo e-mail eventos@ccdr-n.pt.