Missão Douro

Pinhão acolhe apresentação dos 10 anos do Prémio Arquitetura do Douro

Intervenções executadas após a classificação Património Mundial

A CCDR-N apresenta em conferência de imprensa, no próximo dia 25 de outubro (terça-feira), pelas 11h00, no Vintagehouse Hotel do Pinhão, a próxima edição do Prémio Arquitetura do Douro. Lançado em 2006 por ocasião das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro, a efeméride dos 10 anos do galardão pretende alcançar um maior número de participantes com intervenções arquitetónicas de excelência em toda a região NUT III Douro.

A sessão de apresentação, que conta com a participação do Presidente do Município de Alijó, Carlos Rocha Magalhães, da Presidente da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte (OA-SRN), Cláudia Costa Santos, e do Vice-Presidente da CCDR-N, Ricardo Magalhães, servirá igualmente para apresentar um balanço da intervenção na paisagem Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro.

Com periodicidade bienal, o Prémio Arquitetura do Douro – promovido em parceria com a AO-SRN, a Direção Regional da Cultura do Norte e o Turismo do Porto e Norte, ER e financiado pelo NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – prevê o reconhecimento público de obras licenciadas e executadas depois de 14 de Dezembro de 2001, data da classificação pela UNESCO do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial.

Trata-se de uma iniciativa cofinanciada pelo NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020), no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.