Investimento

CCDR-N garante apoio europeu para arranque do projeto "Nortexcel 2020"

Investigação aplicada a dispositivos médicos

A CCDR-N, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto, a Inovamais e o Instituto de Investigação Joanneum, com sede na Áustria, garantiu o financiamento comunitário para a implementação da primeira fase do projeto "Nortexcel 2020", a partir do qual será proposto um modelo de negócio para a instalação no IPP de um centro de investigação aplicado à área dos dispositivos médicos, uma área identificada como emergente na estratégia regional de especialização inteligente.

As entidades parceiras, coordenadas pela CCDR-N, têm agora um ano para replicar a experiência do instituto austríaco num modelo que sirva de base à criação de um centro de investigação de excelência no Norte de Portugal. O objetivo é lançar as bases de uma estrutura que aproveite os recursos humanos da região e contribua para a sua promoção externa.

O "Nortexcel 2020" avança, assim, com o apoio do programa europeu Horizonte 2020, que canaliza verbas para parcerias europeias e investigação através dos concursos “Teaming”. Neste concurso, candidataram-se cerca de 170 projetos, dos quais apenas 31 tiveram aprovação. Destes, quatro serão implementados em Portugal e o Nortexcel 2020 será o único com sede na região.