Missão Douro

Douro com maior dinâmica na Reconversão e Reestruturação de Vinhas

Campanha VITIS 2017

A Região do Douro tem em 2017 a maior área inscrita no Regime de Apoio à Reconversão e Reestruturação de Vinhas – VITIS, num total de mais de 2.100 hectares, beneficiando de um apoio de 41 milhões de Euros. Em causa está uma forte dinâmica de replantação, relocalização e melhorias de técnicas de gestão da vinha.

Dos concelhos com maior dinâmica na campanha VITIS de 2017 destacam-se São Joao da Pesqueira, que numa área de 480 hectares tem em curso 226 projetos, Alijó, onde estão a reconstituir uma área de 393 hectares com 295 projetos, e Vila Nova de Foz Côa, com 321 hectares e 142 projetos.

A região absorve uma parte muito significativa das verbas atribuídas a nível nacional, num total de 80 milhões de Euros. O apoio em curso resulta de financiamento atribuído no contexto da reforma da Política Agrícola Comum e é gerido pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. A atribuição do financiamento carece, ainda, de um parecer favorável da Missão Douro da CCDR-N, com competências na gestão do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial.