A cidade de Valpaços, no Alto Tâmega, foi distinguida pela Comissão Europeia como Cidade Biológica Europeia 2025, no âmbito dos Prémios Europeus da Produção Biológica, entregues esta terça-feira, em Bruxelas.
Este reconhecimento destaca o compromisso do município transmontano com práticas agrícolas sustentáveis, a promoção dos produtos locais e a integração da produção biológica na estratégia de desenvolvimento territorial.
Com cerca de 650 produtores biológicos certificados, Valpaços lidera a nível nacional em número de produtores e em políticas de sustentabilidade integrada. Os “tesouros biológicos” de Valpaços incluem produtos DOP e IGP premiados, como vinho, azeite, amêndoas, castanhas e mel.
A CCDR NORTE felicita Valpaços por este prémio europeu, que reforça o papel das cidades e regiões do Norte na transição ecológica e promoção de modelos biológicos sustentáveis.
Últimas Notícias
-
"Douro, Património de Diversid... CCDR NORTE celebra 24.º aniversário do Alto Douro Vinhateiro como... -
-
Agenda
-
24.º Aniversário do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial 14 dezembro 2025
-
Iniciativa Urbana Europeia | EUI Ações Inovadoras – Sessão nacion... 09 dezembro 2025
-
NORTE 2030 – Mais e Melhor Gestão de Água a Norte 09 dezembro 2025
