A CCDR NORTE, através da sua Divisão de Cooperação Internacional, participou, hoje, dia 18 de junho, em Santiago de Compostela, na 6.ª Reunião do Comité de Gestão e Coordenação do projeto ATEMPO, iniciativa de cooperação transfronteiriça dedicada à gestão de emergências naturais em zonas fronteiriças do Norte de Portugal, Galiza e Castela e Leão.
O encontro permitiu fazer o ponto de situação da execução financeira e técnica do projeto, analisar o grau de cumprimento das metas estabelecidas para a anualidade de 2024 e alinhar o plano de atividades para 2025, incluindo a definição de novas ações de cooperação entre os parceiros. Foram igualmente debatidas questões relativas à eventual prorrogação do projeto, à estratégia de comunicação e ao calendário das próximas reuniões.
Recorde-se que o projeto ATEMPO, apoiado por fundos europeus através do Programa INTERREG VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, foi destacado nas conclusões da última Cimeira Ibérica, realizada em Faro, como exemplo de inovação e boa prática na cooperação transfronteiriça para a proteção civil e gestão de riscos naturais.
Com um investimento superior a 2,3 milhões de euros, o projeto aposta na utilização de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e drones, bem como na formação de equipas especializadas. Entre as suas principais ações estão a qualificação de socorristas, o reforço das infraestruturas de emergência e a aquisição de novos equipamentos e viaturas.
O ATEMPO resulta de uma parceria estratégica entre diversas entidades das regiões de fronteira, incluindo a CCDR NORTE, a AXEGA – Axencia Galega de Emerxencias, a Junta de Castilla y León, a Universidade da Corunha, a CIM Alto Minho, a GNR e o INEM, beneficiando diretamente mais de 570 mil habitantes e, de forma indireta, cerca de 9 milhões de cidadãos em áreas de risco ao longo da fronteira luso-espanhola.
Últimas Notícias
-
Encontro de Quadros 2025 Encontro de Quadros reuniu cerca de 600 colaboradores da CCDR NOR... -
"Douro, Património de Diversid... CCDR NORTE celebra 24.º aniversário do Alto Douro Vinhateiro como... -
Agenda
-
24.º Aniversário do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial 14 dezembro 2025
-
Iniciativa Urbana Europeia | EUI Ações Inovadoras – Sessão nacion... 09 dezembro 2025
-
NORTE 2030 – Mais e Melhor Gestão de Água a Norte 09 dezembro 2025
