Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Ficção e realidade em debate na 5.ª Tertúlia de Camilo, em Vila Nova de Famalicão

 

A CCDR NORTE promove, no próximo dia 26 de novembro, quarta-feira, pelas 21h, na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, a 5.ª e última tertúlia do ciclo dedicado a Camilo Castelo Branco, sob o tema “Ficção / Realidade”.


Este encontro assume um significado especial: é em Famalicão, na freguesia de Seide S. Miguel, que se localiza a Casa de Camilo, museu dedicado ao escritor - o lugar onde viveu grande parte da sua vida e escreveu a maior parte da sua obra. Por isso, Famalicão revela-se o cenário ideal para encerrar este ciclo de conversas que assinala o bicentenário do autor.


A sessão contará com as intervenções de Abel Barros Baptista, ensaísta e professor universitário, João Paulo Braga, investigador e profundo conhecedor da obra camiliana, e Tânia Furtado Moreira, doutorada em Camilo Castelo Branco e consultora científica do bicentenário do escritor. A moderação estará a cargo de Célia Machado, da Fundação Cupertino Miranda.


O ciclo de tertúlias, integrado na programação “Camilo 200 a Norte”, celebra o prazer da leitura e propõe uma redescoberta contemporânea da sensibilidade camiliana, marcada por inquietação, intensidade e uma profunda ligação ao território.


Com curadoria de Jorge Sobrado, as tertúlias camilianas percorreram diferentes cidades da Região Norte, evocando o legado literário e cultural de Camilo Castelo Branco e promovendo o diálogo entre especialistas, leitores e comunidades locais.


A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia online: https://forms.office.com/e/XmsuHsJ7xk

Voltar ao Topo da Página