É já nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, que se realiza II Congresso Internacional da Rota do Românico, e que terá lugar no Auditório da Casa da Portela, em Amarante.
A relação entre a memória e o património será a tónica dominante desta segunda edição, marcada pela transversalidade de temáticas - Memória, identidade e património, a construção da memória histórica, a cristianização da memória, a criação de novas memórias, o valor da memória e do património.
Ao longo de dois dias, oradores, de âmbito nacional e internacional, contribuirão para uma alargada discussão e reflexão, de caráter multidisciplinar e inovador, orientada para a identificação de caminhos que conduzam a uma mais profícua utilização e valorização do património.
A inscrição no II Congresso Internacional da Rota do Românico poderá ser feita através de um formulário eletrónico, acessível em www.rotadoromanico.com.
É de salientar que durante a última década, a Rota do Românico, cofinanciada pelo "ON.2 - O Novo Norte", promoveu a recuperação e salvaguarda de vários monumentos, qualificou profissionalmente mais de duas centenas de técnicos e iniciou a divulgação e promoção do seu projeto de desenvolvimento regional assente na valorização do património. O empenho na criação da Rota foi já devidamente reconhecido e premiado, nomeadamente com o Prémio "Novo Norte 2010", promovido pela CCDR-N, na categoria “Norte Civitas.
Últimas Notícias
-
-
Património Cultural CCDR NORTE destaca importância estratégica da candidatura das For...
-
Exposição Parlamento Europeu Parlamento Europeu acolhe exposição dedicada a programas europeus...
Agenda
-
XI Encontro de Engenharia do Norte Portugal Galiza 10 julho 2025 - 11 julho 2025
-
-
Gala “Prémios Mais a Norte” distingue projetos emblemáticos na Re... 27 junho 2025 - 30 junho 2025