Roteiros

João Pinto Coelho

João Pinto Coelho guia visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa

João Pinto Coelho foi o convidado escolhido para guiar os participantes no roteiro que se realiza a 16 de junho, pelas 15h00, ao Parque Arqueológico do Vale do Côa. As gravuras paleolíticas, classificadas há 20 anos pela UNESCO como Património Mundial, fizeram parte desta visita. Instado pela organização, o escritor e vencedor do Prémio Leya resume a visita com estas palavras: 

"No alto do monte, o Museu, um pedregulho de betão formado ali como as aparas de xisto de que toma a aparência. Lá em baixo e a toda a volta, os outros montes, os trilhos, as praias e as uvas raquíticas de Junho. Rasgando a eito, flui o Côa, uma veia sinuosa entre as histórias picotadas nas mesmas rochas de sempre - copas verdes aos milhares, fragas aos milhares, anos aos milhares.

Um punhado de horas de conversas e silêncios, de luz e de sombras, de passos e paragens; ou a história de um só dia que se contará a falar de arquitectura, a falar de livros, a falar das vidas de outra gente que por ali passou e, por qualquer razão preciosa, se quis inscrever na pedra".

 

Esta sessão insere-se na iniciativa "SOMOS DOURO", promovida pela CCDR-N, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial no âmbito da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, esta ação foi desenhada para envolver a população do território num festival que inclui um fórum, conversas, roteiros, oficinas e espetáculos nos 19 concelhos do Douro.