Roteiros

Alberto Correia

Alberto Correia e Aquilino Machado celebram escritor Aquilino Ribeiro

Dia 6 de junho, os caminhos SOMOS DOURO chegaram a Sernancelhe, para um roteiro orientado a partir das 15h30 pelo historiador e antropólogo Alberto Correia. O que lhe pedimos? Que celebrasse a geografia física, literária e gastronómica do escritor Aquilino Ribeiro, que falasse a partir dos seus lugares: o Carregal onde nasceu, as ruínas do mosteiro de Tabosa e a magnífica Lapa. O neto do autor, Aquilino Machado, acompanhará o passeio e entrará em diálogo com Alberto Correia. 

Alberto Correia é licenciado em História pela Universidade de Lisboa e tem pós-graduação em Antropologia Cultural pela Universidade do Minho. Além de ter exercido a profissão de professor de História, foi Director do Museu Nacional Grão Vasco durante 18 anos. É autor de textos no domínio do património cultural e história local.

 

Esta sessão insere-se na iniciativa "SOMOS DOURO", promovida pela CCDR-N, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial no âmbito da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, esta ação foi desenhada para envolver a população do território num festival que inclui um fórum, conversas, roteiros, oficinas e espetáculos nos 19 concelhos do Douro.