À conversa com

Richard Zimler

Richard Zimler conversa sobre cultura judaica no Douro

Richard Zimler esteve “À Conversa com” a população de Torre de Moncorvo, dia 9 de junho, pelas 16h00 na Igreja da Misericórdia. O escritor, de origem judia, apresentou uma análise das origens profundas do judiaísmo na região duriense até aos dias de hoje.

Na idade média, Portugal tinha uma comunidade judaica florescente e havia judeus em todas as cidades e vilas. Richard Zimler falará da destruição da comunidade judaica portuguesa e dos mitos e fantasias sobre os judeus que ainda existem em Portugal em 2018, assim como sobre a presença judaica no interior de país.

Richard Zimler nasceu em 1956 em Nova Iorque. Fez bacharelato em Religião Comparada na Duke University e mestrado em Jornalismo na Stanford University. Reside desde 1990 no Porto, onde lecionou Jornalismo. Em 2017, a Câmara do Porto atribui-lhe a Medalha de Honra da Cidade. Tem dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde 1996, publicou 11 romances, uma coletânea de contos e quatro livros para crianças. A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas. Zimler já falou da sua escrita e história judaica em mais de 500 escolas, bibliotecas, livrarias e centros culturais em vários países nos últimos 20 anos.

 

Esta sessão insere-se na iniciativa "SOMOS DOURO", promovida pela CCDR-N, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial no âmbito da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, esta ação foi desenhada para envolver a população do território num festival que inclui um fórum, conversas, roteiros, oficinas e espetáculos nos 19 concelhos do Douro.