À conversa com

Carlos Mendes de Sousa

Carlos Mendes de Sousa interpreta a criação do mundo por Miguel Torga

No dia 11 de junho, pelas 18h00, Sabrosa acolheu no Espaço Miguel Torga a sessão “À Conversa com” dedicada à interpretação da criação do mundo por Miguel Torga. O convidado foi o professor Carlos Mendes de Sousa.

Segundo o professor universitário ”desde muito cedo, o projeto de escrita de Torga assentou na ideia de representar Portugal a partir da convicção de que no local se contém a mais funda expressão da universalidade, cujo fim último é chegar à essência do humano”. É a partir deste mote que o orador deu a conhecer o percurso de um dos maiores escritores da língua portuguesa, e que retratou o Douro de variadas formas na sua obra literária.

Carlos Mendes de Sousa é professor na Universidade do Minho. Dedica-se especialmente ao estudo da literatura brasileira e da poesia portuguesa moderna e contemporânea. Em 2007, comissariou a exposição comemorativa do centenário do nascimento de Miguel Torga, de que resultou o livro “Miguel Torga: o chão e o verbo”.

 

Esta sessão insere-se na iniciativa "SOMOS DOURO", promovida pela CCDR-N, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial no âmbito da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, esta ação foi desenhada para envolver a população do território num festival que inclui um fórum, conversas, roteiros, oficinas e espetáculos nos 19 concelhos do Douro.