À conversa com

Bernardo Pinto de Almeida desconstrói conceito de paisagem na pintura

No dia 3 de junho, no Museu do Douro (Peso da Régua), pelas 18h00, o orador Bernardo Pinto de Almeida propôs desconstruir o conceito de paisagem na sessão “À Conversa com”. O professor da Faculdade de Belas Artes do Porto extrapolou a definição da paisagem enquanto categoria ou género dentro da história da Arte. A análise passou pela forma como podemos pensar a paisagem na contemporaneidade.

Bernardo Frey Pinto de Almeida é professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desde 1983, e organizou cerca de uma centena de exposições em diversos museus e instituições em Portugal e Espanha, somando ainda a autoria de mais de cinco centenas de prefácios de catálogos de exposições em Portugal e no estrangeiro.

 

Esta sessão insere-se na iniciativa "SOMOS DOURO", promovida pela CCDR-N, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial no âmbito da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, esta ação foi desenhada para envolver a população do território num festival que inclui um fórum, conversas, roteiros, oficinas e espetáculos nos 19 concelhos do Douro.