Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Peneda Gerês foi considerado um dos mais belos parques naturais do mundo. Uma distinção atribuída, no passado dia 30 de março, pelo jornal britânico “The Guardian” que coloca o parque da Região Norte do nosso país na quarta posição, numa lista de dez sítios espalhados pelo mundo, distinguidos pela sua beleza natural, paisagens extraordinárias e vida selvagem.

Num curto espaço de tempo, é a segunda vez que a Região Norte é distinguida pelas suas riquezas naturais. Primeiro foi o jornal britânico The Telegraph a considerar, também em março passado, o rio Douro um dos 14 mais bonitos do mundo.

No que respeita à distinção do Parque Peneda Gerês, o jornal britânico destaca no caso do parque português o facto de “ser possível andar num pónei domesticado, os vestígios ainda visíveis do período da ocupação romana - nomeadamente uma estrada de pedra com mais de dois mil anos -e a possibilidade de se encontrarem várias piscinas naturais”. Também eventos como a sexta-feira 13, em Montalegre, não é ignorada pelo “The Guardian”, encarado como um dos momentos altos da região para visitar. De realçar, ainda, que o destino tem sido alvo de apoios comunitários geridos pela CCDR-N, muito dirigidos a assegurar condições para o acolhimento de turistas, incluindo programas de animação.

O "top ten" do “The Guardian” é liderado pelo parque Gran Paradiso, em Itália, seguido do Triglav, na Eslovénia e pelo Oulanka, na Finlândia. A lista fica completa com os parques Saxon Switzerland, na Alemanha (5.º); o Sarek, na Suécia (6.º); o Kalkalpen, na Áustria (7.º); o Rago, na Noruega (8.º); o Port-Cros, em França (9.º); e o Ordesa, em Espanha (10.º).

Voltar ao Topo da Página