Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Cerca de 100 mil turistas deverão passar, até ao final deste ano, pelo novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em funcionamento desde março passado, mas só ontem inaugurado, numa cerimónia presidida pelo ministro da Economia, Pires da Lima, e testemunhada por vários representantes do Governo, como de várias personalidades.

A nova infraestrutura já recebeu, desde março, 90 navios cruzeiros, representando mais 12% do verificado em todo o ano de 2014. De acordo com dados avançados pela ADPL - Administração dos Portos de Douro e Leixões, cerca de 90 mil passageiros e 45 mil tripulantes, na sua maioria britânicos (44%), seguidos de turistas alemães (16%) e norte-americanos (15%), já desembarcaram no novo terminal de Leixões.

Com capacidade para navios de grande porte que permite o início e fim de cruzeiros a partir de Matosinhos, permitindo aumentar muito significativamente o fluxo de navios e passageiros, o terminal de cruzeiros deverá receber, de acordo com um estudo de viabilidade do projeto, citado pela APDL, cerca de 111 escalas de navios de cruzeiro, perfazendo cerca de 130 mil passageiros.

O mesmo estudo prevê ainda “um significativo acréscimo na procura turística da Região, quer direta quer induzida” no mesmo período, que deverá resultar num acréscimo de receitas para a região do norte do país de cerca de “11 milhões de euros ao nível da restauração, transportes, compras, cultura e lazer”.

O investimento, um dos maiores apoios do “ON.2 – O Novo Norte”, avaliado em cerca de 50 milhões de Euros, prevê, igualmente, a instalação no edifício principal do Parque de Ciências e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto, que serão ocupados por cerca de 200 investigadores.

Voltar ao Topo da Página