Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP
Facebook Twitter Instagram LinkedIn

FLASH JURÍDICO

Agosto, 2023

Confirmação do interesse na manutenção do Estatuto de Utilidade Pública

Na sequência dos prazos previstos na Lei n.º 36/2021, de 14 de junho, relembra-se que esta instituiu um novo regime de atuação para as entidades que usufruem do Estatuto de Utilidade Pública, pondo fim à dispersão legislativa anteriormente vigente. Esta nova disposição legal criou procedimentos de atribuição, renovação e confirmação do interesse em manter o Estatuto de Utilidade Pública.

Entre eles, encontra-se a obrigação de ser confirmado o interesse na manutenção do estatuto num determinado prazo, que varia consoante o ano em que foi atribuído o estatuto inicialmente, em https://eportugal.gov.pt/

Ora, de acordo com o artigo 5.º da Lei n.º 36/2021, de 14 de junho, a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, em colaboração com as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e com a Associação Nacional de Freguesias, promove junto das autarquias locais uma campanha de informação diretamente dirigida às pessoas coletivas com estatuto de utilidade pública, para divulgação dos procedimentos e formalidades relativos à confirmação do interesse na manutenção daquele estatuto.

Nesse sentido, apelamos à cooperação de todas as entidades nesse sentido.


Destinatários

Os destinatários são todas as entidades a quem tenha sido atribuído o Estatuto de Utilidade Pública antes da entrada em vigor da Lei n.º 36/2021, de 14 de junho - a 1 de julho de 2022.

Não existindo uma base de dados perfeitamente fiável e podendo os contactos estar desatualizados, serve esta divulgação para alertar todas as entidades do país.


Parceiros

A lei estabelece como parceiros nesta iniciativa as comissões de coordenação e desenvolvimento regional, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias, sob coordenação da SGPCM.


Necessidade de confirmação do EUP

Com a entrada em vigor da Lei-Quadro, todas as associações com o estatuto de utilidade pública devem comunicar o interesse em manter o estatuto de utilidade pública administrativa (obtido ou não através de ato administrativo) para atualização da lista das pessoas coletivas com esse estatuto.


Calendário

A comunicação para se efetuar a confirmação do interesse na manutenção do estatuto de utilidade pública deve ser efetuada de acordo com o seguinte calendário (cfr. artigo 3º da Lei n.º 36/2021):

Data até à qual deve ser feita a comunicação

Entidades abrangidas

Até 31 de dezembro de 2023

pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha

sido atribuído até 31 de dezembro de 1980

Até 31 de dezembro de 2024

pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha sido atribuído entre 1 de janeiro de 1981 e 31 de dezembro de 1990

Até 31 de dezembro de 2025

pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha sido atribuído entre 1 de janeiro de 1991 e 31 de dezembro de 2000

Até 31 de dezembro de 2026

pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha sido atribuído entre 1 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2010

Até 31 de dezembro de 2027

pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha sido atribuído entre 1 de janeiro de 2011 e a data de entrada em vigor da lei-quadro do estatuto de utilidade pública


Prazo

O Estatuto de Utilidade Pública passa, agora, a ter uma duração limitada. Por regra, será atribuído por um período de dez anos, tendo posteriormente de se proceder à sua renovação.

Será do interesse das associações com o estatuto de utilidade pública procederem à comunicação de confirmação do interesse na manutenção do estatuto no ano indicado acima, para que mantenham esse estatuto nos dez anos seguintes.


Como comunicar

As pessoas coletivas a quem tenha sido atribuído o estatuto de utilidade pública ou o estatuto de utilidade pública administrativa por meio de ato administrativo devem comunicar à Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros o interesse em manter esse mesmo Estatuto.

Essa comunicação do interesse na manutenção do estatuto de utilidade pública efetua-se através do portal ePortugal.gov.pt percorrendo os seguintes passos:

  • Entrar em https://eportugal.gov.pt/
  • Percorrer o site até encontrar FUNDAÇÕES, ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS e clicar em Fundações e pessoas coletivas de utilidade pública
  • Depois, onde refere “Associações e Cooperativas Portuguesas” clicar em Comunicação do interesse em manter o Estatuto de Utilidade Pública
  • Por fim, em “Canais de atendimento”, refere “Comunicar o interesse em manter o Estatuto de Utilidade Pública”, clicar em “Comunicar agora”


A autenticação no Portal para avançar é efetuada através de um dos seguintes métodos:

  • Cartão de Cidadão
  • Chave Móvel Digital
  • Solicitador(a)
  • Advogado(a)
  • Notário(a)
  • eIDAS
Subscrever o Flash Jurídico

COORDENAÇÃO EDITORIAL:

Gabinete de Marketing e Comunicação

COORDENAÇÃO TÉCNICA:

Direção de Serviços de Apoio Jurídico e à Administração Local

© CCDRN - Todos os direitos reservados

www.ccdr-n.pt | geral@ccdr-n.pt