Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

As regiões europeias que beneficiam do apoio da União Europeia na realização de investimentos em cooperação assinalam a 21 de setembro o Dia da Cooperação Europeia. Lançado em 2001 com o objetivo de destacar a importância da cooperação territorial europeia e dos resultados alcançados nomeadamente no âmbito dos projetos INTERREG, o Dia da Cooperação Europeia celebra-se com a realização de eventos locais e com a divulgação de projetos de cooperação em curso.

A experiência do Norte de Portugal em ações de cooperação europeia remonta ao início da década de 90 com a CCDR-N e a Junta da Galiza a constituírem a Comunidade de Trabalho Galicia Norte de Portugal para potenciar recursos comuns às duas regiões. Como resultado do trabalho conjunto, a CCDR-N e a Junta da Galiza fundaram, em 2008, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal, vocacionado para a promoção e valorização da competitividade do tecido empresarial, na racionalização de equipamentos básicos transfronteiriços e no aumento da coesão social e institucional da Euro-Região. Posteriormente, em 2000, foi constituída entre a CCDR-N e a Junta de Castela e Leão a Comunidade de Trabalho Norte de Portugal Castela e Leão.

No atual ciclo de apoios da União Europeia, o Norte de Portugal tem, ainda, uma participação muito ativa na gestão de programas de apoio à cooperação territorial europeia com o acolhimento, pelo segundo quadro consecutivo, do Programa de Cooperação Transnacional INTERREG Atlantic Area, que apoia projetos de cooperação entre 37 regiões atlânticas de cinco países: França, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido.

Agenda Relacionada

Voltar ao Topo da Página